Casio Royale e James Bond
James Bond é, para a maioria dos homens, uma figura de respeito e classe. Acredito aliás, que a maioria de nós sente uma invejinha assistindo os filmes, de forma que tudo que ele usa ou consome passa a ser icônico. Desde o jeito como ele prefere seus Martinis (Shaken, not stirred) até seus carros e no que é mais relevante aqui, seus relógios.
Não é nem exagero, existe um site inteiramente dedicado aos caras que querem ter um estilo de vida mais parecido com o do agente.
Não vou mentir, aliás, é um puta estilo de vida legal. Entretanto, se você quiser algum dos seus relógios icônicos, vai ter que desembolsar uma grana razoável.
Rola um “efeito bond” onde depois que ele aparece usando algum relógio, o valor dele sobe consideravelmente, e levando em conta que a maioria deles já não era barato pra início de conversa, a coisa só fica mais difícil.
Foi o que rolou com o Seiko G757 5020 depois de aparecer em Octopussy (1983), e hoje em dia é um relógio bem raro e procurado. Aliás, a aparência retro-futurista funcional dele encaixa perfeitamente com a estética “agente secreto”.
Baseado nesse modelo, a Casio criou o AE-1200, apelidado entre a comunidade de Casio Royale, em referência aos filmes.
Design e aparência
O Casio AE-1200 não é uma cópia ou homage do Seiko G757, mas é certamente inspirado por ele. Pra ser sincero, eu acho até mais legal quando uma empresa cria algo totalmente novo baseado em um conceito clássico, é certamente mais criativo do que simplesmente recriar a mesma coisa e trocar o nome da marca.
O design do Casio Royale é certamente um caso de “ame ou odeie”. Ele é um relógio “bruto”, digital e funcional. Dá pra considerar ele um “tool watch”, ou um relógio que foca na funcionalidade acima da estética. Mas não dá pra dizer que ele é feio, eu aliás amo o meu e uso sempre.
Falando nisso, alguém sabe me dizer por quê os Casio digitais oldschool tão voltando a moda? Teve algum rapper que usou ou coisa assim? Bom, eu fico feliz pelo menos. Sempre achei eles bem legais e é bom saber que você não vai parecer um esquisitão usando. Pelo menos, não por isso.
Na case, ele tem as palavras “WORLD TIME” e “ILLUMINATOR” e eu acho que ficaria melhor sem elas. Não só eu, aliás, muita gente faz mods pra remover elas. É um mod bem simples, aliás, e eu vou fazer depois de tirar as fotos dessa review.
Dentro do cristal, temos um pedaço de plástico separando o display em 4 telas diferentes. Um relógio analógico que parece muito com um radar, um mapa-mundi indicando o fuso horário do relógio, um quadradinho que indica se o aparelho está no mudo ou bipando e o display principal.
Uma das reclamações da galera é com os 4 “pontinhos” que simulam parafusos (ou quase) próximo aos lugs. Não tem funcionalidade nenhuma e nem chega a sequer parecer um parafuso, e na minha opinião ficaria melhor se não estivessem ali.
Em resumo, ele tem uma estética bem puxada pro lado utilitário e old-school, e enquanto pra muita gente isso é “feio”, eu acho interessantíssimo e não tenho problemas em usar ele no dia-a-dia, na academia ou até com roupas um pouco menos casuais.
Construção e qualidade
Apesar da aparência metálica, na realidade o corpo do Casio AE-1200 é feito de resina, com tinta metálica.
O cristal é de acrílico, e a case traseira é a única parte do relógio que é de fato feita de metal (tirando a pulseira, claro)
E apesar de ser assim que a Casio faz a maioria dos seus relógios digitais, eu sinceramente não me importaria de pagar mais e ter uma case de aço e um cristal de vidro mineral.
Não que seja mal-feito ou ruim, mas a resina simplesmente não passa a mesma sensação de qualidade que o metal passa.
Por outro lado, é um relógio muito leve, pesando apenas 83g com a pulseira.
Pulseira
Falando em pulseira, a do Casio é “passável”. Sinceramente, é boa pelo preço do relógio e combina bem com a peça. Não puxa pelo no meu braço, o que já ajuda bastante também. Mas ela tem esse “cheap feeling”, e faz bastante barulho quando chacoalhada.
Em resumo, não tem nada de errado com ela, é uma pulseira barata que parece uma pulseira barata. Faz o serviço, podia ser melhor mas é ok.
Esse relógio é oferecido em algumas variações de cor (case preta ou prata) e pulseira (metal, resina ou nylon) também.
Funcionalidade
O AE-1200 tem função pra cacete. No display básico você tem a hora, dia, mês e dia da semana. Apertando “MODE” você passa pra tela de World Time, onde é possível ver as horas em qualquer lugar do mundo, com indicação no mapa mundi.
Na próxima tela, você tem como configurar cinco alarmes (ou despertadores)
Não acho que atualmente um relógio bipando (apesar de ser relativamente alto) seria capaz de interromper meu sono, já que até o celular não anda dando conta disso. Mas ainda é bem útil pra outros eventos.
Depois disso, temos um timer e um cronômetro. Nada que nossos onipresentes smartphones não tenham, mas eu acho muito mais conveniente usar o relógio nesses casos. Uso muito o timer na academia pra contar o tempo de descanso, na hora de cozinhar, quando eu coloco roupa pra lavar e por aí vai. É simplesmente mais prático ter essas informações no seu pulso, ao invés de ter que tirar o celular do bolso a todo momento.
Além disso, o relógio analógico da parte superior sempre mostra a hora atual do seu fuso horário principal, então dá pra saber a hora em qualquer tela do relógio. É um pouco menos legível, mas dá pra usar.
A telinha de cima indica se o relógio está no mudo ou não, e se tem algum alarme configurado. Não é muito útil, mas é legal e ao meu ver adiciona na estética e funcionalidade do aparelho.
E eu já ia esquecendo de falar, mas ele tem iluminação também. Você ativa ela no botão superior esquerdo, e é um LEDzinho âmbar bem legal que ilumina o relógio.
Bateria e Durabilidade
A Casio fez questão de te lembrar a todo momento que a bateria desse relógio dura 10 anos. Eles escreveram isso no próprio relógio, aliás. Obviamente, eu não tenho como confirmar isso, mas eu sei que a bateria dele dura tempo o suficiente pra você não se preocupar em trocar ela tão cedo. Lembro de ter visto uns cálculos, e ela dura por volta de 10 anos mesmo usando as funções e iluminação frequentemente, então é bem impressionante.
A precisão dele é muito boa também. Eu vejo relatos da galera que mesmo depois de um mês a variação dele foi de apenas 1 ou 2 segundos,
No que se refere a durabilidade, o cristal de acrílico vai acabar riscando fácil e a case de resina também não é o melhor material do mundo, mas eu não me preocuparia com isso. Pra ser sincero, eu acho que uns risquinhos aqui e ali contribuem pra estética do relógio, fica mais legal e sincero.
A resistência aquática dele é decente, 100m de profundidade. Enquanto não é uma boa ideia utilizar ele pra mergulho, ele aguenta tranquilamente uma natação ou chuva. 1
Por todos esses motivos, eu assumo que seria um relógio legal pra se ter em um apocalipse zumbi ou coisa assim. Não é o MAIS indicado (como seria um G-Shock solar ou similares) mas ele é bem durável.
Considerando o preço baixo dele, dá pra usar tranquilamente como beater também. Um relógio que você usa no dia-a-dia sem se preocupar muito, já que se ele quebrar, for roubado ou explodir, você não perde muita coisa.
Dimensões
As proporções dele são bem razoáveis e ele veste muito bem no meu pulso relativamente fino. Largura de 39.5mm, lug-to-lug de 45mm, o encaixe da pulseira é de 18mm mas ela se estende na abertura pelo que parece 20 ou 22mm e dá uma afinada depois.
Não são dimensões exageradas como você pode ver, apesar de ser relativamente maior que os Casio digitais mais comuns.
Conclusões
Bicho, é um puta relógio legal. Sério, eu acho que você devia ter um na sua coleção. Pede pro seu tio trazer do exterior ou sei lá. Eu já vi pra vender aqui no Brasil pelos 175 reais no Mercado Livre, então é relativamente barato por aqui também. Nos EUA ele custa 27 dólares na pulseira de metal e menos ainda na de resina, uns 14. Se nada disso der certo, a SKMEI faz uma cópia meia bomba desse relógio e tem a venda no AliExpress. Tem uma comparação do original com ele aqui e você pode comprar nesse link aqui. Sai por volta dos 14 dólares, com frete grátis pro braza. Mas eu recomendo ir atrás do modelo “original” da Casio mesmo.
Sério, é provavelmente o melhor custo x benefício de qualquer relógio disponível atualmente. Por menos de 15 dólares você tem um relógio incrível, com um monte de funções, preciso e com uma bateria que dura 10 anos. É como se você estivesse roubando alguma coisa.
A Casio é uma marca muito icônica e respeitada nesse meio por ter a capacidade de constantemente vender peças muito bem feitas, interessantes e com um preço baixo. Não tem erro aqui.
Posso garantir a bateria de 10 anos. Tenho um desses, mas no modelo redondo e não octogonal, que comprei em 2011 e até o momento a bateria segue firme e forte.
Valeu pelo feedback, Felipe!
Abraços.