O guia completo de keycaps de teclados mecânicos – Qual o melhor?

Na hora de comprar um teclado ou um conjunto de keycaps novos, existe muita confusão sobre o quê cada termo significa. Este é um guia completo para te ajudar na hora de escolher o quê comprar.

Pra começar, o que são keycaps?

Parte do set Dolch da ZealPC

É o pedaço de plástico que fica entre os seus dedos e o mecanismo de ativação do teclado. Comumente chamados de “teclas”, o termo é utilizado de forma incorreta, pois tecla refere-se ao conjunto da keycap e o mecanismo de ativação que fica abaixo dele.

Esse guia vai ser razoavelmente técnico, mas com um pouco de atenção dá pra entender tudo e aprender um monte, então, paciência!

Introdução

Primeiramente, é interessante notar a importância de um bom conjunto de keycaps. Um teclado mecânico não é um item comum, simplesmente utilitário. Trata-se de um conjunto balanceado de sensação prazerosa de uso, aparência agradável, durabilidade extendida e utilidade intrínseca.

Dito isso, é importante que um teclado tenha todos seus aspectos coerentes para ser agradável. Por isso, um bom set de keycaps é necessário para, além da durabilidade extendida, melhorar a aparência e a experiência de se digitar.

O set de keycaps influencia também no barulho que o teclado faz durante o uso. Isso significa que keycaps mais grossas tem um som mais grave, o que alguns podem preferir.

Material

No geral, keycaps são feitas de ABS ou PBT, dois tipos de plástico com propriedades químicas diferentes.

O ABS (Acrilonitrile Butadieno Estireno) é um copolímero composto dos 3 compostos do seu nome. É um plástico bem comum pra uso geral e o seu custo de fabricação é baixo, tornando ele o material padrão das keycaps comuns. Ele tem resistência baixa a raios UV e reage com os óleos dos nossos dedos, o que significa que ele fica com aparência brilhosa (shine) ao longo de anos de uso.

Além disso, por não ser tão resistente a raios UV, é comum ocorrer um amarelamento (yellowing) do ABS branco/bege com o passar do tempo, muito comum em computadores e video games antigos.

Outro ponto importante sobre o ABS é o seu ponto de fusão relativamente baixo (105 °C), o que significa que usar expor suas teclas a temperaturas elevadas (como usar um secador/soprador térmico para secá-las após a lavagem) é quase sempre uma má ideia.

Créditos ao /u/ChaosCrewful pela foto

O PBT, por outro lado, é o irmão mais velho do ABS. Por ser um composto termoplástico usado para insulação térmica, é bem mais resistente e corrige os problemas que o ABS traz.

Ele é mais comum na indústria eletrônica, automotiva e de comunicação. Ao seu composto são adicionados alguns aditivos como fibra de vidro, protetor UV e retardador de chama, o que significa que ele é industrialmente mais resistente e durável, tem um ponto de fusão muito maior (225°C) e não amarela com o passar do tempo.

Outro ponto positivo é que ele dificilmente reage com os óleos das nossas mãos, então as keycaps de PBT não desenvolvem um brilho com o uso diário.

Enquanto PBT é um material superior ao ABS, uma keycap feita de PBT nem sempre vai ser necessariamente melhor do que uma de ABS, já que isso depende de vários fatores. Seria impossível afirmar que um set de PBT de 10 dólares é melhor que um set ABS da GMK, que custa mais de 10x o valor do outro, por exemplo.

Métodos de Impressão

O método de impressão do caractere é importante para definir quão durável vai ser a keycap. Existem muitos métodos de se produzir um caractere em uma tecla, mas existe muita confusão sobre o que cada termo significa.

Pad-printing

De longe o tipo mais comum em qualquer tipo de teclado de escritório ou consumidor. É o método mais barato e menos durável de todos, sendo basicamente um adesivo colado na tecla. É possível tatear e perceber ele só de usar a tecla.

“Laser”

Existem 3 tipos de impressão que são vendidas como “Laser”, e isso causa uma grande confusão na hora de comprar um teclado.

Entre eles, o mais comum é o doubleshot laser (ou laser engraved), onde existem dois pedaços de plástico sobrepostos e um laser “destrói” a camada de cima, revelando o pedaço de plástico abaixo dele (geralmente translúcido) de forma a exibir o caractere na parte superior da tecla. 

É o tipo mais comum atualmente, talvez por possibilitar a passagem de luz e ser barato de produzir. Entretanto, como a camada superior de plástico é bem fina, nem sempre são muito duráveis, já que elas podem riscar e ficar muito aparente. Além disso, o modo de produção dela dificulta usar fontes cheias, por isso é tão comum vermos fontes “gamer” cheias de riscos e cortes nas letras.

Um exemplo disso.

“Gravado a Laser”

Outro método de impressão chamado “laser” mais comum é chamado só de “laser” ou “charring”, e é basicamente a mesma coisa que o cara que grava seu nome em um grão de arroz na feirinha. O laser queima o caractere na keycap e o resultado é geralmente bem durável, ficando apenas um pouco mais suave com o passar dos anos.

fonte: https://deskthority.net/wiki/Keycap_printing

 

Esse método é mais comum em teclados mais antigos, e foi meio abandonado hoje em dia a favor de métodos mais precisos e que permitem uma coloração mais forte.

“Ablation”

Também é vendido como “laser”, é feita pelo mesmo processo que o doubleshot laser mas o buraco no plástico é preenchido com um tipo de corante. Costuma ficar manchado rápido, fica com aparência de sujo com o tempo.

Keycaps de um teclado Cherry

Existem outros métodos chamados “laser” como o foaming que consiste em criar várias bolhas na superfície da keycap (fica bem próximo do branco, mesmo se o plástico for preto)

 

Dye-sub

Trata-se de tingir a keycap, de forma que a tinta reaja com o plástico e crie uma impressão permanente. É chamado aqui no Brasil de impressão sublimática, é muito usado em outras áreas e é um dos tipos de impressão em teclados mais duráveis que existem. Costuma ser mais caro que outros métodos, mas vale a pena. Além disso, ela possibilita utilizar imagens e ainda possibilita a impressão em todas as faces da keycap

Set Midnight Galaxy da Pheilcia

Doubleshot Moldado (“Molded”)

Keycap Doubleshot
Keycap Doubleshot

Esse é o tipo de impressão mais durável e mais caro de todos. São dois pedaços de plástico moldados que fazem a keycap, e a fonte faz parte do molde. Possibilita um grande contraste de cores, mas como cada tecla precisaria de um molde diferente, não há muita variação de fontes e similares. Não é comum vir de fábrica em nenhuma marca de teclado, é considerado o melhor tipo de impressão possível e certos sets chegam a custar mais de 200 dólares. Atualmente, as empresas que fabricam esse tipo de tecla são a Signature Plastics, GMK e Tai-Hao.

Uma comparação entre Doubleshot Moldado e "Doubleshot" Laser.
Uma comparação entre Doubleshot Moldado e “Doubleshot” Laser.
O alto contraste é bem visível e muito atraente

Não há necessariamente um único “melhor” tipo de impressão, cada um tem um uso e um custo diferentes.

E nem sempre um tipo de impressão superior significa que a keycap é melhor, existem casos como as do Logitech K120, que apesar de serem produzidas por pad-printing, costumam durar um bom tempo.

Como limpar as Keycaps

O primeiro passo é removê-las da board. Pra isso, é extremamente recomendado utilizar-se de uma ferramenta própria pra isso, como um removedor de keycaps (um “puller” ou “remover”)

Tentar remover com as mãos, além de ineficiente, pode danificar o teclado se você não puxar corretamente, desde quebrar o switch até danificar a placa. Também não é recomendado utilizar pinça, pois a ponta de metal dela risca a tecla.

A melhor ferramenta para remover as keycaps é essa aqui, com duas hastes de metal que encaixam perfeitamente na keycap e puxa ela com firmeza, trazendo o menor risco possível. Lembre-se de dar umas mexidinhas pros lados ao invés de puxar diretamente pra cima na hora de remover.

Keycap Puller
Link para comprar o removedor de keycap

Caso você ainda não tenha uma, recomendo comprar este aqui, custa uns 16 reais com o frete e é feito de alumínio, bem bonito e muito útil.


Uma dica bem útil pra quem pretende limpar as suas keycaps é usar uma dessas pastilhas limpadoras de dentadura.
São ótimas para remover a gordura das “teclas” e as manchas, é um solvente seguro para qualquer material.

Pode comprar o mais barato que encontrar, funciona tudo igual. Aqui onde eu moro saiu uns 6 reais o pacote com 6, dá pra usar por mais de um ano limpando a cada dois meses.

  1. Remova todas as keycaps
  2. Coloque todas elas em uma bacia e jogue duas pastilhas limpadoras (ou uma só, se for um teclado 60%)
  3. Coloque uma quantia de água, preferencialmente em temperatura ambiente (não tem medida, deixa elas submersas mas não dilui muito)
  4. Dá umas mexidinhas aqui e ali pra deixar o líquido homogêneo, deixa uns 3 minutinhos ali e joga tudo em um escorredor. Não precisa deixar mais que isso.
  5. Com as keycaps no escorredor, passa em baixo de água fria da torneira pra remover qualquer resíduo de limpador ou sujeira.
  6. Deixa secar por algumas horas com a parte de baixo virada para cima, se for próxima a uma janela é mais rápido. (NÃO USE VENTO QUENTE PARA SECAR)

Depois disso é só montar tudo de novo. Lembrando que é importante deixá-las secar bem antes de colocar de volta.

Normalmente é uma boa ideia fazer isso quando tá sem internet ou energia se você não tiver um teclado reserva.

No final, ficam todas limpinhas, como se tivessem acabado de sair da caixa, sem manchas nem nada.

Lembrando que eu não sou responsável caso aconteça alguma coisa com as suas teclas, mas deve ser seguro, já testei em todos os materiais e não tive problemas, além de ser um método recomendado entre a comunidade de entusiastas.

Tipos de Layout

Existem vários “formatos” de caps, e cada empresa fabrica em um padrão diferente. Como são muitos, falaremos apenas sobre 4 deles aqui: DSA, Cherry, OEM e SA

Podemos separar os layouts em dois grandes grupos baseando-nos na parte superior: Topo Cilíndrico e Topo Esférico.

Topo cilíndrico é o tipo mais comum atualmente, o topo da keycap tem um formato cilíndrico côncavo.

Nessa categoria estão os Padrões OEM (o mais comum atualmente) e Cherry, que é semelhante ao OEM mas um pouco mais baixo. Ambos tem alturas variáveis de acordo com a linha na qual a tecla se encontra.

Topo Cilíndrico

Existem também as de topo esférico, muito comuns na década de 80 e atualmente em sets mais caros como os da Signature Plastics. Tem uma aparência mais retrô e algumas pessoas afirmam ser mais confortável de se usar.

Set Chocolatier SA
Set Chocolatier SA

No caso das DSA, estão todas no mesmo nível e não apresentam a curva característica de outros layouts. O padrão SA, por outro lado, é bem mais alto e tem uma curva, mas alguns entusiastas preferem que fiquem todas em um mesmo nível, nomeado pela altura da linha que eles ficariam normalmente. R5, por exemplo, é a linha do ESC, geralmente a mais alta.

Um set SA com todas as keycaps em R5
DSA Granite, um dos sets mais clássicos.

Keycaps Artesanais

Algumas das obras do usuário /u/GalaxKeys

Existe um incrível mercado de keycaps artesanais, feitas por artistas entusiastas do hobby.

Por se tratarem de peças de arte vendidas em edições muito limitadas, são altamente colecionáveis. Infelizmente, não existe ninguém no Brasil que faça elas, e o preço também não é nada convidativo para importar, já que costumam variar de 20 dólares até 200 para as edições mais raras.

Black and Gold HHKB

O que é uma pena, já que são ótimas para complementar um setup e adicionam um toque pessoal, vivo e laborioso a sua board.

Onde Comprar

Infelizmente, é muito complicado encontrar sets de keycaps customizados no Brasil, mas essa é uma realidade que deve mudar com o tempo.

Atualmente, a melhor opção é importar da china, e existem excelentes sets disponíveis em sites como o AliExpress. Aqui eu deixo algumas recomendações de lojas.

Shenzhen GTY Trading Co. Ltd. Store – Tem várias cópias de sets muito mais caros como o Carbon, Jukebox ou Troubled Minds, assim como algumas personalizadas em games como CS:GO e Overwatch. Vale muito a pena dar uma olhada.

KBDFans – Muitos sets de alta qualidade disponíveis em muitas cores, tem até cópia do SA Penumbra.  Recomendo muito.

BangGood – Aqui tem muito set baratinho pra você que não quer gastar muito mas ainda quer dar uma personalizada no teclado. Também tem uma qualidade legal, e dá até pra achar umas artisans por aqui.


Conclusão

Gostaria de agradecer a comunidade /r/MechanicalKeyboards do Reddit, muitas das fotos daqui foram tiradas de lá e esse guia provavelmente não existiria sem as informações e pesquisas que eles trazem. Um abraço também pra galera do Deskthority, que colaborou bastante pra isso aqui. E claro, pra Periféricos High End, o maior e melhor grupo sobre periféricos do Brasil.

Se você achou que ficou faltando alguma coisa ou ainda tem alguma dúvida, não hesite em comentar! Esse guia vai ser atualizado com o que for necessário, incluindo mais recomendações de lojas de acordo com o tempo.

No mais, se você leu até aqui, obrigado pelo seu tempo! Espero que tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto. Se te ajudou, não custa nada compartilhar o conhecimento. Envie esse artigo para outras pessoas, divida com quem você conhece!

Facebook Comments

10 thoughts on “O guia completo de keycaps de teclados mecânicos – Qual o melhor?

  1. Texto incrível Unzer! parabéns pelo excelente trabalho e agradeço por estar acrescentando e compartilhando conhecimento com a comunidade, você poderia acrescentar keycaps que você recomenda a cada faixa de preço, valeu!

  2. Pelo preço que paguei no meu teclado mecânico, e o preço desses conjuntos de keycaps deixados como recomendação no texto, tenho a impressão que, dependendo do modelo e qualidade, é a parte mais cara do teclado 😮

    Talvez valha a pena o investimento, pois mesmo se trocar, pode levar as keycaps consigo.

    1. Bom, tem vários motivos pra isso. Quantidade fabricada (são fabricados menos sets aftermarket do que OEM), qualidade intrínseca (materiais e impressão), design (muitos sets tem a comissão do designer embutida no custo), exclusividade, etc. Não é a parte mais cara do teclado fabricado em larga escala, mas pode ser de alguns customs.

  3. Ótimo guia, Unzer. Tem alguma informação sobre as keycaps triple e quad-shot (nunca vi à venda e as informações são meio escassas, só vi algumas imagens e comentários em fóruns)?

    1. É a mesma coisa que as doubleshot, mas pra usar mais de uma cor nas legends da keycap. Só acha em teclados mecânicos antigos, da década de 80 e 90. Nunca vi um set moderno desse jeito, imagino ser muito caro de se produzir e inviável.

  4. Olá.

    Vim parar aqui por acaso, mas a informação deste artigo é muito boa, parabéns.

    Queria um esclarecimento, se possível: possuo um teclado Redragon (não lembro mais o modelo exato) com backlighting de LED, ótimo para usar no escuro.

    Não vi no texto, mas quais tipos de keycaps permitem a passagem da luz do LED, sendo retroiluminadas? É um cuidado que devemos ter quando for comprar as keycaps aftermarket ou todas deixam a luz passar com as letras e números nítidos?

    1. Fala Rafael, beleza?
      Primeiro, valeu pelo feedback!

      Segundo, você tem que procurar por keycaps específicas caso queira que os caracteres sejam iluminados. Geralmente chamam elas de “shine-through” mas pode ter algum outro nome.
      Essas aqui da Tai-Hao são um exemplo de keycaps que permitem a passagem de luz.

      Entretanto, elas não são muito comuns, então tem que dar uma procurada.

      Valeu, qualquer dúvida só comentar aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *