Se você der uma olhada em comunidades entusiastas de teclados mecânicos, vai eventualmente reparar que um tal de switch “Zealio” tem um certo número de devotos que juram que ele é a quinta maravilha do mundo.
Mas afinal, qual a diferença?
Os Zealios foram o primeiro projeto customizado de switch mecânico criado pela comunidade entusiasta, e isso com o intuito de resolver alguns problemas do já existente Cherry MX Clear.
Para quem gosta de switches tácteis, antigamente as únicas opções eram os Cherry MX Brown (leve) ou ou MX Clear (bem pesado) sem ter uma opção intermediária. Além disso, os switches da cherry são conhecidos por ter uma sensação arenosa (graças a porosidade do plástico injetado) e muitos odeiam isso. Outro problema é que os stems (parte em forma de “+” onde são encaixadas as keycaps) eram um pouco maiores que o normal e isso dificultava muito trocar as keycaps e ainda não era incomum quebrar o switch tirando a cap.
O projeto criado pelo pessoal da ZealPC visou corrigir todos esses problemas.

O stem da Cherry é muito mais poroso e isso causa a sensação de “arenoso”
Para começar, eles utilizaram a Gateron como OEM, tanto pelo seu excelente controle de qualidade assim como sua “maciez” muito mais refinada do que nos Cherry. Isso começa desde a injeção, onde a Gateron faz um trabalho mais profissional em eliminar os “buraquinhos” no stem, que causam a arenosidade dos switches cherry.
Depois, eles substituíram o material da housing (o “case” do switch) que costuma ser fibra de vidro para nylon. Aliás, é por isso que não temos switches Zealio vindo de fábrica em teclados fabricados em larga escala, o nylon não resiste a temperatura das máquinas de solda industrial (aqueles sopradores)
O resultado é que sim, os switches Zealio são muito mais prazerosos de se utilizar por serem mais “lisos”, tem uma tactilidade elevada (o pedaço de plástico que faz o “bump” dos switches táteis é maior, isso dá um feedback maior durante o pressionamento) e ainda estão disponíveis em 4 pesos diferentes, cada um com um design único.
Qual Zealio escolher?
Os zealios estão disponíveis em quatro variedades, sendo elas as 62g, 65g, 67g e 78g.
62g
O switch que mais se assemelha ao Cherry MX Brown. Ele é mais pesado, porém, por ser mais liso o peso acaba sendo equivalente. Ele é mais “abrupto” no feedback e tem um bump reduzido, é o Zealio mais leve atualmente.
65g
Um pouco mais pesado que o 62g, tem um bump um pouco mais notável bem no meio da pressionada e um certo “acolchoamento” no final.
67g
No último lote, os 67g tem uma mola revisada que é ainda mais “abrupta” no acionamento (coisa que muitos preferem) e tem uma sensação de responsividade elevada por causa disso. O bump de ativação é um pouco mais pra cima em relação ao 65g e ele é ainda mais acolchoado no final.
78g
O Zealio mais pesado de todos, muito similar ao 67g porém mais pesado em todo o trajeto.
Tealios
Os Tealios são um outro tipo de switch também criado pela ZealPC e fabricado pela Gateron, porém, diferente dos Zealios, eles são lineares e apenas oferecidos na variante 67g.
Compartilham da mesma “smoothness” dos Zealios mas sem o bump táctil no meio.
Onde comprar Zealios ou Tealios?
Para nós do Brasil, existem duas opções. A primeira delas é diretamente pelo site oficial da ZealPC, onde eles custam U$0.75 cada e tem um frete de U$12 pra cá. A segunda opção, mais barata, é pela loja do AliExpress da KBDFans, onde o frete é grátis. De qualquer forma, não são lá switches tão baratos, então se você quiser ter uma ideia de como é a sensação de usar Zealios e ainda comparar as variações diferentes dele, recomendo comprar esse testador aqui.
Vale a pena investir em switches Zealios?
Como você já esperava, a resposta é: depende.
Se você gosta de switches tácteis como os Brown, pode ser bem interessante. Eles são com certeza uma versão aprimorada e mais refinada, e também são muito bem feitos. A durabilidade com certeza está no mais alto nível do mercado junto com os próprios Cherry, já que o QC é o mesmo da Gateron.
Se você busca uma experiência mais refinada e gosta de switches tácteis, esse é o caminho. Entrentanto, o investimento não é tão baixo assim, por isso eu acho que é uma boa ideia comprar o testador que eu linkei ali em cima, pode prevenir você de comprar uma coisa que não tem interesse só pelo hype.
Caso você seja um dos apreciadores dos switches barulhentos, pode ser que não seja lá grande fã dos switches roxos, pois eles costumam ser razoavelmente quietos.
Muito bom! O lance da porosidade do plástico eu já sabia e de quais opções tinham, mas só, deu pra aprender um bocado aqui, direto e sem enrolação. 10/10
Era disso q eu tava precisando para decidir se compro ou n um teclado com esse switch, vlw
Boa postagem Unzão!
É bom falar de novas alternativas à imaculada Cherry para novos entusiastas, pena o valor deles ser realmente alto, temos já a kailh e a própria Gateron para mostrar o caminho.
E a Zeal pode influenciar mais grupos a criar novos switchs produzidos em massa, fico no aguardo de um “Clickios” (com bump e click como os blue e green) :p
Obs: o preço tanto na Zeal como no Ali fica ela por ela. Enquanto que na zeal tem os portes de 12$ (ao comprar 70, por exemplo, são 0,17$ a mais por switch), na aliexpress ele está a quase 0,90$ (e a opção com 30 fica quase 1$ o switch)
Cara, no site deles também tem os Switches Zilent de 62g, 65g, 67g e 78g, assim como os Zealios.
Você sabe qual é a diferença entre eles?
Apenas que eles são mais silenciosos ou eles também mudam na sensação?
Ah, e ótimo post por sinal 😛
Vlw
Isso, os Zilents são versões silenciadas dos Zealios, eles tem uma espécie de amortecimento no final e no começo da “viagem”, sendo bem menos barulhentos.
Obrigado!