
O Cardistry é a arte de manipular cartas de baralho simplesmente pelo showmanship. Basicamente, uma forma de impressionar os outros e chamar atenção sem parecer um idiota.
A maioria das pessoas acaba conhecendo o hobby por causa da mágica, já que a coisa fica muito mais impressionante quando o cara demonstra uma habilidade incomum em conjunto com o truque – faz parecer muito mais profissional.
A questão é, não importa o que seja, sempre tem alguém que é uma lenda viva que com certeza é melhor que você. Seja jogando sinuca, girando canetas, fazendo drinks e até mesmo brincando com fogo. O canal de onde eu peguei a maioria desses vídeos, o Kuma Films, é baseado inteiramente em produções de pessoas que fazem todas essas coisas com maestria. É uma ótima maneira de se decepcionar com as suas próprias habilidades, ou se inspirar pra aprender alguma coisa nova. Depende.
De qualquer forma, um dos meus mais novos hobbies é o Cardistry. Como eu pretendo ir para a universidade ano que vem, ter algumas habilidades maneiras de se mostrar em um bar ou uma festa é uma ótima maneira de fazer novos amigos e ganhar algumas bebidas. Pelo menos foi isso que o cara que vendia cursos de mágica disse.
(a música desse vídeo é do Pogo, recomendo conferir o trabalho dele, as músicas são sensacionais)
Como deu pra notar, é uma coisa que requer grande habilidade e muita prática. Assim como qualquer outra coisa nessa vida que vale a pena, pra ser sincero. O lado bom é que é relativamente fácil de aprender e não custa caro. Você precisa comprar um baralho decente, o mais fácil (e barato) de se achar por aqui é um Bicycle.
(plug: eu estou vendendo um Bicycle Pluma, considerado um dos melhores da marca para esse tipo de uso, além de ser lindo. Confira aqui.)
Depois de ter o seu baralho em mãos, existem ótimos tutoriais gratuitos no Youtube e em sites de mágica sobre a maioria dos truques. O pessoal do /r/Cardistry compilou uma lista de todos os bons tutoriais de movimentos básicos e intermediários e você pode acessar por aqui.
No começo é um pouco frustrante, você vai derrubar o baralho algumas vezes. Mas não demora muito pra ficar interessante e logo você vai estar viciado em ficar brincando com as cartas.
Eu vou falar mais vezes sobre o assunto e inclusive gravar um vídeo quando minhas habilidades estiverem relativamente decentes. Mas até lá, me diga, o que achou do hobby? Já tinha visto alguém praticando? Deixa aí um comentário e vamos bater um papo sobre isso.
adoro cardistry. prefiro como habilidade, e não como complemento da mágica.
Se não existisse o cardistry, alguém iria inventá-lo.
As habilidades dos cruppies dos cassinos + os maneirismos de cortes e leques dos mágicos + as técnicas dos gamblers, um dia teriam que se juntar, se espremer, se fusionar e parir algo inusitado, performático, diferente.
….e assim, nascia e se confirmava o carinho pelas cartas.
“A arte Cardistry” – os artistas das cartas de baralho.