Um DAP baratinho para empurrar fones exigentes – Review do Walnut V2S

Muita gente pensa primeiro em comprar um fone e depois em como vai empurrá-lo. Existem certos fones (principalmente no mercado high end) que são bem exigentes em amplificação para atingir resultados aceitáveis durante o uso.

Entretanto, muita gente não pode (ou não quer) investir em um sistema de áudio caro e complicado de uma vez só, e caso você precise de amplificação potente para seu fone sem gastar muito, o Walnut V2S é a solução pra você.

Introdução

O Walnut V2S é um DAP (digital audio player, popularmente conhecido como “MP3”) sem tela de baixo custo. Ele custa cerca de 80 reais no AliExpress.

Entretanto, sinceramente não sei quantas pessoas ainda estão interessadas em um DAP sem tela em 2018.

Eu sei, eu sei, existem motivos. Bateria, nostalgia, baixo custo e todo o resto.

Por outro lado, a navegação é um inferno nisso até mesmo com uma quantia pequena de músicas. Pra eu, que estou acostumado com o Spotify e sua biblioteca imensa, é complicado imaginar como seria se eu tivesse que migrar tudo que eu escuto para um SD e selecionar as músicas pelo Walnut.

Construção

Feito inteiramente de metal, sem tela nem nada. Tem uma boa resistência mecânica por causa disso.

É um dos casos onde simplificar as coisas melhora elas, e se trata de um aparelho realmente sólido nesse departamento.

A construção interna também é boa, as soldas são bem feitas e apesar dos componentes maiores serem estabilizados com cola quente, é bem feito como um todo.

Sinceramente, não tenho muito a comentar nessa área. Ele é simples o suficiente pra que isso não importe tanto.

Ele também é resistente o suficiente pra aguentar umas quedas e pancadas sem maiores problemas.

Aparência

Eu quis dedicar essa área do texto só para lembrar o quão feia é a fonte utilizada nele. É horrorosa.

Por outro lado, é um aparelho discreto. Não vai chamar tanta atenção usando por aí. Ou talvez chame, já que é 2018 e ninguém mais usa um DAP dedicado para ouvir músicas. Seu maníaco.

Componentes

Dentro dele, temos uma bateria de 1500 mAh com autonomia de umas 40 horas em volume médio.

O AMP dele é um OP AMP OPA2604, da Texas Instruments. Trata-se de um componente barato, mas bastante elogiado.

Não vou mentir, não entendo o suficiente sobre isso para opinar e a minha review é baseada na comparação com meu outro AMP, o Little Dot MK V. Falaremos mais sobre isso na conclusão.

O Knob (a “rodelinha” que regula o volume) é bom e desliza bem, mas sinto que ele poderia ser mais firme ou ter “cliques” como em um scroll de mouse a fim de evitar movimentação acidental no bolso por exemplo.

Funcionalidade

Primeiramente, vamos falar dele como um DAP, ou um “tocador de MP3”.

Você deve julgar o quão funcional um DAP sem tela é pra você. Pra mim, sinto que a funcionalidade e praticidade de utilizar um smartphone com spotify é imbatível nesse quesito, e não consegui me acostumar bem a utilizar o Walnut como DAP primário.

Entretanto, existem alguns casos em que ele se torna uma melhor opção.

Um deles é para ouvir podcasts ou audiobooks. Com sua bateria duradoura, ele sinceramente é muito viável para esse tipo de uso, que geralmente é prolongado e consumiria (desnecessariamente) muita bateria do seu smartphone.

Também pode ser interessante em viagens longas, principalmente se você é do tipo que escuta álbuns inteiros de uma vez. Você pode (externamente) agrupar todas as músicas de um álbum em um arquivo só, e facilitar a navegação.

É recomendado remover toda a metadata dos arquivos de áudio para evitar distúrbios na leitura do arquivo, como alguns ruídos no começo das músicas.

Além do knob de volume, você pode ajustar digitalmente o som segurando os botões de next ou previous, o que é útil para fones sensíveis.

Entretanto, ele tem uma função bem legal, que é a de utilizar ele como AMP externo.

 

Você pode conectá-lo ao seu computador pela porta USB e ele será reconhecido como dispositivo de áudio. Aí, é só ligar o fone de ouvido nele e ele serve como “placa de som externa”.

Também é possível utilizar apenas o AMP dele, ligando a source em um cabo AUX na entrada de “line out” dele.

Eu tive alguns problemas com uns estalinhos enquanto usava pelo USB, mas ligando apenas como AMP o problema foi resolvido.

Pra mim, essa é a função mais legal já que me permite usar fones exigentes como o AKG K7XX em qualquer ocasião.

E sim, o AMP dele é bem potente, ele consegue tocar bem fones de 600Ω e baixa sensibilidade, o que quer dizer que ele toca qualquer coisa, essencialmente.

Som

A qualidade de som dele é decente. Se considerarmos o preço, ela passa a ser boa. Não ótima, não excelente, boa.

Estamos falando de um equipamento de 80 reais que é um excelente quebra-galho. Mas, ele não vai melhorar consideravelmente a qualidade de áudio do seu fone se você já tem resultados satisfatórios utilizando o seu celular, por exemplo.

Ele tem um pequeno salto no começo dos agudos mas não altera muito o som como um todo. É relativamente analítico, ele não “colore” muito a sonoridade do seu equipamento.

Conclusão

Como um todo, eu recomendo bastante o Walnut V2s pra quem tem um fone puxado como o AKG K7XX, o K240 ou qualquer outro que tenha uma certa impedância que impossibilite de conseguir resultados satisfatórios sem amplificação, mas ainda não quer investir alto em uma solução high end que pode custar muitas vezes o preço do Walnut.

Na comparação com meu AMP anterior, o Little Dot Mk V, é possível sim notar diferenças e uma certa “degradação” no áudio, sinto que o Walnut não consegue entregar a faixa dos graves de forma tão satisfatória quanto o Little Dot. Por outro lado, vale ressaltar que o Walnut custa menos de 10x o valor do Little Dot, e considerando isso, a diferença não é tão grande assim.

Como DAP, recomendo refletir se um dispositivo sem tela é bom e funcional pra você. Se for, é uma ótima opção.

LINK PARA COMPRAR O WALNUT V2S

 

 


créditos (eu acho)

Um salve pros meus amigos Davi Carolino pela indicação e ao Yuri Klein pela revisão do texto. É tóis.

Resultado de imagem para é tóis

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *