Review do Invicta 8926OB, ou o Rolex Submariner dos menos favorecidos

A Invicta é uma marca bastante polêmica no mundo dos relógios por alguns motivos. Antes da review, vamos conversar um pouco sobre isso.

Invicta

Fundada em 1837 na suíça, a Invicta era uma operação familiar que fazia peças de ótima qualidade por um bom preço. Isso permaneceu até os anos 70, quando eles sumiram do mercado graças a popularização dos relógios de quartzo ou digitais. Lá pelos anos 90, uma companhia de investimentos americana comprou a Invicta tradicional, suíça. Os escritórios foram movidos para os EUA.

A fabricação deles foi “espalhada” por aí, alguns permaneceram 100% suíços, outros montados ao redor do mundo, onde for mais barato. Os movimentos utilizados também variam bastante: suíços, japoneses ou chineses.

Quanto ao design deles, costumavam ser pequenos, elegantes, formais e de bom gosto. Já a Invicta moderna joga tudo isso pela janela e faz…

Isso.

Eu sei que tem gente que gosta, mas pra ser sincero, um relógio de 52mm não fica proporcional no pulso de ninguém, nem que você seja um bodybuilder com um braço enorme. Além disso, eles sempre passam uma impressão forçada de ostentação falsa.

Não estou dizendo o que você tem que gostar ou não, e de toda forma se você gosta desse tipo de relógio, quem sou eu pra falar alguma coisa sobre isso.

Mas voltando ao assunto.

Um dos outros motivos pelos quais a marca não tem uma boa reputação entre os entusiastas é o marketing enganoso. Por algum motivo, você sempre encontra os relógios deles em uma promoção, de 1200+ dólares por apenas 150. Para aqueles menos informados, parece um belo de um negócio, até você perceber que eles nunca custaram 1200 dólares e aquele é o preço normal deles.

Mas creio que é o suficiente, vamos falar desse modelo em específico agora.

Invicta Pro Diver 8926OB

Homenagem?

Vamos começar pelo mais óbvio: é um relógio fortemente inspirado pelo Rolex Submariner para não dizer que é uma “cópia”. Na gringa, o nome disso é “homage”, o que seria uma “homenagem”.

créditos ao usuário Fuller1845 do fórum Watchuseek pela comparação

Existe uma discussão infindável sobre o assunto e cada um tem uma opinião diferente. Uns dizem ser errado pois é basicamente uma cópia de um relógio normalmente icônico e isso subtrai do valor da peça original.

Entretanto, outros dizem (e eu tendo mais a esse lado) que é apenas uma forma mais acessível de se ter certos estilos de relógio sem precisar gastar uma fortuna. De fato, muitos de nós nem sonhamos com, por exemplo nesse caso, um Rolex Submariner original que custa na faixa dos 33k reais, que é quase o valor de um carro novo.

Em qualquer caso, homages são geralmente uma melhor escolha em relação a réplicas, tanto pelas questões morais quanto pelo valor. Em uma homage, não há mentiras nem falsidade, nem mesmo uma falsa ostentação ou diminuição do valor que a marca original carrega.

Além disso, na maioria dos casos uma réplica de boa qualidade não vai sair barato, talvez até pela faixa dos 300 dólares em casos de réplicas muito bem feitas.

Eu não sou advogado da moral pra ninguém e acho que cada um deve comprar o que quiser, mas é só que geralmente é uma melhor ideia comprar um relógio “de verdade”, seja uma homage ou algum relógio semelhante.

Mas, voltando ao Pro Diver.

Design

É um relógio muito elegante e relativamente discreto.

O desenho do submariner é clássico, é provavelmente um dos relógios mais icônicos do mundo. Por isso, é difícil fazer um diver inspirado nele que não agrade estéticamente. O design dele funciona, não é a toa que todo mundo fez um parecido ou inspirado por ele.

O bezel é preto e polido, levemente refletivo e é provavelmente a parte do relógio que mais chama a atenção, pelo menos pra mim. O contraste do fundo negro e os numerais prateados dá uma aparência mais esportiva, também.

Uma coisa que eu realmente não gostei e acho que seria muito melhor se não tivesse é o engravado do nome da marca na lateral do relógio. Isso quebra muito com o desenho do relógio e sem isso seria muito mais limpo.

Os ponteiros também vem diretamente do Rolex Submariner, com o ponteiro das horas tradicionalmente chamado de “Mercedes” pela semelhança com o logotipo da Mercedes-Benz.

Uma das diferenças pro desenho original é o contra-peso do ponteiro dos segundos, que tem o logotipo da Invicta.

No mais, ele é bem fiel ao modelo que lhe serviu de inspiração e externamente, tem a mesma aparência.

Funções

Internamente, ele usa o Seiko NH35a, um movimento automático de fabricação da Seiko. E sinceramente, é um excelente mecanismo de entrada.

Seiko NH35

Ele tem hand-winding (além de ser automático, você pode dar corda manualmente nele se assim preferir), hacking-seconds (quando você puxa a coroa, o ponteiro dos segundos fica parado, assim você consegue regular ele com maior precisão) e uma reserva energética de 41 horas. Isso quer dizer que com totalmente “carregado” o movimento dele dura 41 horas até parar.

Se você não sabe o que metade disso significa, esse artigo da Tag Heuer explica bem, de forma simples como funcionam calibres mecânicos.

Além disso, ele tem o Bezel (a parte circular em volta do cristal, o “vidro” do relógio) giratório, uni-direcional.

Por se tratar de um relógio de mergulho, a função disso é marcar quanto tempo você vai passar de baixo da água e visualizar isso facilmente, sem precisar fazer conta alguma. Você simplesmente gira a “bolinha” do bezel até o ponteiro dos minutos, dessa forma o ponteiro dos minutos vai apontar para a quantia de minutos que se passaram desde então.

O motivo dele girar apenas no sentido anti-horário é para evitar acidentes enquanto embaixo da água. Dessa forma, caso alguma coisa altere a posição do bezel, você vai passar menos tempo submerso ao invés de mais.

Lume

Chamamos de “lume” em um relógio a luminescência dele fora da luz, ou o “brilha-no-escuro” dele. Nesse caso, temos lume nos 3 ponteiros, nos marcadores de hora e na “bolinha” do bezel.

O lume dele é ok o suficiente pra funcionar por algumas horas no escuro, mas pode ser meio difícil de enxergar após certo tempo. Nada surpreendente aqui.

Um ponto que me incomoda é que na luz a aparência dele é muito amarelada. Isso subtrai um pouco da aparência do relógio como um todo.

Pulseira

A pulseira original dele é surpreendente, ainda mais considerando o valor desse relógio. É inteiramente de aço inoxidável e muito sólida. O fecho é duplo e tem o branding da marca.

Aliás, ela não puxa pelinhos do seu braço também, o que é importante.

O legal do design do submariner é que ele funciona muito bem com uma enorme variedade de pulseiras diferentes, desde couro a borracha ou nylon, então você consegue usar ele em muito bom gosto em qualquer ocasião, sempre variando e deixando ele “fresh”.

Acabamento

O acabamento dele é bem detalhado para um relógio desse preço, a coroa é personalizada com a marca, o rotor do movimento é decorado (apesar de ser amarelo) e o polimento é bem feito.

Na parte superior das lugs (a parte que se extende, onde encaixa a pulseira) temos um acabamento escovado e as laterais são polidas. A transição é bem definida também, e as bordas são bem demarcadas.

A pulseira também tem um polimento muito bem feito e agradável estéticamente.

O cristal e a traseira são de vidro mineral, nada demais mas já resiste mais a arranhões em relação a acrílico, e não seria de se esperar safira aqui.

Como um todo, o acabamento dele é bem surpreendente pra um relógio do preço.

Embalagem

Uma coisa bem legal e realmente inesperada nessa faixa é a embalagem dele, que é uma caixa (um pouco feia) bem sólida com um acabamento aveludado dentro. É bem legal pra levar em viagens, protege bastante a peça.

Garantia e Controle de Qualidade

Apesar dele ter uma garantia de 2 anos, você precisa pagar uma taxa de envio de 27 dólares para acioná-la e isso inviabiliza boa parte do processo.

O meu cartão de garantia não veio preenchido também, então eu não tenho ideia se ele tem validade ou não.

O controle de qualidade deles é um pouco suspeito, também. Eu não tive problema algum com o meu relógio, mas eu já ouvi alguns relatos de problemas graves com o funcionamento dele. Enquanto deve ser um número relativamente baixo, é importante notar isso antes da compra.

Conclusão

Como um todo, é um relógio muito divertido e eu gosto bastante de usar o meu. É elegante, tem um tamanho bom, um movimento bem confiável, um belo acabamento, 200m de resistência a água e foi barato, então eu não me preocupo muito.

A questão toda de ser uma homage fica a seu critério. Eu não tenho problema algum com isso, mas seu julgamento pode ser diferente.

O custo x benefício desse relógio é bem elevado também, se você conseguir comprar de fora. Ele flutua entre os 70-80 dólares na Amazon, as vezes em promoção na casa dos 50.

Aqui no Brasil é um tanto complicado já que ele acaba saindo pelos 500-600 reais no MercadoLivre, e nesse caso eu consideraria importar algum outro modelo.

Entretanto, a gente pode sim dizer que a Invicta fez um bom relógio e com um bom valor.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *